- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sonny Sandjaya
-
Fabricantes: Acor, Duma, Jawa Beton, Metaldesign, Mowilex, Niro, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Araya - Malang, o terreno tem uma vista potencial do campo de golf em um entorno verde. Os proprietários desejam uma residência de um único pavimento com muito terraços e aberturas para maximizar a circulação do ar e a luz natural, apoiados pela qualidade do ar e pela temperatura em Malang. Roemah Kampoeng converte-se na inspiração para criar uma moradia que remete à infância do proprietário onde o espaço exterior e o interior são uma única unidade.
A residência está dividida em vários volumes de construção baseados no zoneamento da casa tradicional javanesa, Pendopo, Peringitan e Omah. Pendopo e Peringitan são espaços públicos utilizados como sala de estar, jantar e estudos. O uso do vidro em toda a parede faz com que o espírito interior e exterior tenha uma forte relação. Omah é um espaço privado utilizado como dormitório principal e dormitório para as crianças, situado na parte posterior do terreno. A privacidade e a vista do campo de golfe fazem com que essa área seja um ambiente tranquilo e confortável.
O conceito de massa de Roemah Kampoeng faz com que o projeto esteja dividido em vários volumes de edificações que se separam entre si, permitindo aberturas em toda a fachada. A área pública está situada na parte frontal, enquanto a área privada está situada na parte posterior do terreno. Os serviços que não requerem uma vista estão dispostos verticalmente para maximizar as áreas verdes. A orientação da massa da edificação é rotacionada 100 graus no terreno.
A composição da massa da residência cria um espaço exterior dinâmico que resulta em uma escala ampla e estreita e também baixa e alta. Na área de entrada criam-se pés-direitos altos, enquanto nos terraços, corredores e espaços interiores são criados pés-direitos menores. A entrada é formada entre dois volumes com escala ampla, o que confere uma mudança de percepção quando se torna estreita na área privada.
Os espaços criados entre as edificações são utilizados para receber os convidados e reuniões. O espaço semiaberto e o corredor que foi formado entre a massa desta residência criam uma sequência que reforça a atmosfera de kampung.
Roemah Kampoeng utiliza colunas e vigas de aço como elementos estruturais, a seguir, as janelas e o vidro são utilizados como envolventes da edificação. A residência está feita o mais leve possível para criar o caráter de um Roemah Kampoeng com sua cobertura de duas águas e sua estrutura aparente.